sábado, 18 de abril de 2009

Sarney e o tapetão

00:48 |

Sarney e o tapetão
Por Paulo SD


Não sou contra a justiça eleitoral, no entanto, é patente que esta tem exagerado na cassação de governadores. Acreditar que a malandragem eleitoral é exclusiva deste ou daquele político é por demais ingênua para estar na cabeça de homens tão experientes quanto estes juízes dos tribunais eleitorais. Desta forma, fica a suspeita de que atrás destas cassações “moralizantes” se escondem interesses políticos bem representados por estes juízes. No caso do Maranhão isto fica mais patente. Acreditar que os Sarneys são santos e o Jackon Lago é único a descumprir regras no processo eleitoral chega a ser ridículo.

O mais interessante é que neste último caso, o cassado parece que não vai deixar barato, mesmo porque devido a idade não tem muito a perder, e se isto acontecer pode acabar em tumulto grande. Afinal se eu tivesse votado nele estaria na rua para defender o meu voto, como parece estar acontecendo com muitos eleitores no Maranhão.

Sinceramente, já passou da hora dos políticos eleitos começarem a peitar essa juizada eleitoral. Influência no processo de decisão eleitoral tem limite e este tem sido sistematicamente ultrapassado pela justiça eleitoral.

Brasil passa a conhecer golpe que foi dado na Democracia maranhense

00:45 |

Brasil passa a conhecer golpe que foi dado na Democracia maranhense
Repercurte por todo o País a posição política assumida por Jackson Lago de resistir ao golpe dado por Sarney no TSE. Já foram mais de 40 entrevistas (G1, IG, UOL, TV Record, Ricardo Noblat, Folha de São Paulo, etc). A mídia acordou para o que está acontecendo no Maranhão. Veja o que estão informando alguns veículos de comunicação sobre o caso:

O Estado do São Paulo - Roseana assume, mas Lago recusa-se a deixar palácio Aproximadamente 500 militantes do PDT, alguns ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e à Via Campesina, denominados de "balaios" (em alusão a um movimento social do Maranhão do século XIX), invadiram a sede do governo do Estado como forma de protesto pela confirmação da cassação de Lago pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ocupação foi comandada pelo próprio Jackson Lago (leia mais aqui)

Revista Época - "Daqui só saiu à força", diz Jackson Lago
“Daqui só saio à força”, disse Jackson Lago, por telefone, ao site de ÉPOCA. O governador cassado decidiu permanecer no Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, na expectativa de que o Supremo Tribunal Federal acate algum dos recursos que seus advogados apresentaram esta manhã contra a decisão do TSE. “Vamos resistir para que o Brasil tome conhecimento da violência cometida contra um governo eleito pelo povo, contra a vontade da oligarquia Sarney”, afirmou. Cerca de 200 manifestantes ligados ao MST, além de deputados, prefeitos e líderes políticos ligados a Lago o acompanhavam na sede do governo. (leia mais aqui)

Folha On Line - TRE diploma Roseana Sarney governadora do Maranhão
Lago disse que resistirá o quanto puder no Palácio dos Leões, sede do governo estadual, para mostrar a contrariedade com a decisão do TSE
"Estamos vivendo um momento triste da vida institucional, não só do Estado, mas do país. É uma violência, um desrespeito à vontade da maioria da população. A oligarquia [da família Sarney], com a apoio da elite institucionalizada, resolveu golpear a vontade da maioria da população", disse ele por telefone hoje para a Folha Online.(leia mais aqui)

G1 - Roseana Sarney toma posse no governo do MA, mas Lago diz que não sai


Segundo a assessoria do ex-governador, ele não concorda com a decisão do TSE e afirmou que vai "resistir até quando for possível". Lago aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre recurso protocolado. Jackson Lago considera a cassação inconstitucional, uma vez que, conforme a assessoria, a lei estadual prevê que uma cassação no segundo biênio do mandato seja seguida de nova eleição. (leia mais aqui)


UOL -Jackson Lago diz que só sairá do Palácio dos Leões "pela força"


Do Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, Lago conversou por telefone com o UOL Notícias, pouco antes da posse de Roseana na Assembleia. Ele afirmou que não sairá do local até que a cassação do mandato seja julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) ou até que a Assembleia Legislativa do Maranhão realize eleições indiretas para substituí-lo. "Daqui só sairemos pela força. Eu permanecerei no palácio até o STF julgar as ações que temos lá ou até a Assembleia Legislativa cumprir a Constituição do Maranhão, que repete a Constituição Nacional, que diz que, havendo vacância no cargo de governador na última metade do governo, a Assembleia deve fazer uma eleição indireta e escolher alguém para completar o mandato", disse Lago


Do Ecos das Lutas, por Franclin Douglas .

Abaixo - assinado CONTRA Sarney

00:18 |

Tivemos essa idéia de fazer um abaixo-assinado para, assim que tivermos com um número bom de assinaturas, publicar em jornais maranhenses e jornais de circulação nacional também.

Mesmo que não dê em nada, é uma forma de mostrar aos Sarney e aos ministros do TSE que boa parte (visivelmente a maioria) da população está descontente e indignada com a cassação de Jackson Lago e principalmente com a posse de Roseana Sarney.

Por favor, DIVULGUEM esta petição, não só na internet mas também para amigos e familiares. Comentários indesejados serão apagados do abaixo-assinado, pois este é obviamente um documento de respeito e que serve para pessoas com o mesmo objetivo em comum.

*Também recolheremos assinaturas não-virtuais. Para assinar o abaixo-assinado virtual basta dar o nome completo, data de nascimento e número do título de eleitor (que não ficará visível na internet).

O endereço: http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/assinar/4140

http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/assinar/4140

VAMOS À LUTA, TODOS CONTRA ESSE CLÃ MALDITO QUE SÓ PENSA NO PRÓPRIO UMBIGO!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Balaios em Brasília

11:32 |

MANIFESTAÇÃO EM BRASÍLIA INCOMODA SARNEYS

Está sendo um verdadeiro sucesso a mobilização do movimento Balaiada em Brasília. Mede-se pela proliferação de mentiras nos blogues do esquema Sarney de comunicação e pela reação da velha oligarquia em Brasília.

Ao unir os militantes do movimento pela democracia no Maranhão, que foram de ônibus para a capital federal, com os trabalhadores rurais sem terra em Brasília mobilizados para o dia nacional de luta pela reforma agrária, o ato na Câmara dos Deputados atraiu mais de 30 parlamentares ao plenário Nereu Ramos. O comentário no Congresso Nacional foi generalizado. Até o próprio Sarney teria recebido um jornal Balaiada no Senado (reprodução acima).

A bancada maranhense anti-oligarquia se reuniu e traçou algumas estratégias conjuntas para esta quinta, em Brasília. Marcaram presença: Domingos Dutra (PT), Cleber Verde(PRB), Carlos Brandão e Roberto Rocha (PSDB), Ribamar Alves (PSB) e Julião Amin (PDT). Pinto da Itamaraty (PSDB) justificou ausência, mas reafirmou o compromisso.

As mentiras do esquema Sarney de comunicação


Entre as várias mentiras e factóides espalhados pelos blogues do esquema Sarney a mais estapafúrdia é a de que "balaios" foram contratados em Brasilândia para fazer macumba no TSE.

Conforme registrou Ecos das Lutas ontem, a vigília cívica ao TSE foi organizada pelo MST e pelos maranhenses que se deslocaram a Brasília. Além de preconceituosa contra a religião afro, a imentira também desinforma ao dizer que estão contratados os militantes dos movimentos sociais que reforçam a luta pela democracia no Maranhão.

Outra estrambólica mentira foi atribuir ao movimento Balaiada o incêndio da Prefeitura de Centro Novo. Perderam completamente o bom senso, se fosse uma questão de irracionalidade. Mas não, trata-se de ação orquestrada para justificar prisões arbitrárias de lideranças do movimento Balaiada e, com isso, tentar desarticular qualquer resistência popular ao golpe da oligarquia na democracia maranhense.

Como expõe Freitas Diniz, "não somos fora-da-lei, bandidos como querem nos taxar. Somos cidadãos, que prezam por seu voto, lutadores pela democracia". A famijerada oligarquia não intimidará o bravo povo maranhense!

(www.ecosdaslutas.blogspot.com)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Plenária HOJE

09:51 |

Hoje, a partir das 18 horas no Sindicato dos Bancários, haverá uma Plenária dos Movimentos Sociais, Sindicais, Partidarios, e companheiros que seguem nesta luta em favor da democracia do Maranhão.
Você também esta convidado! Compareça, participe, esta luta também é sua !

Racker sarneysista remove blog, mas um crime contra a Democracia do Ma.

01:46 |

É lamentável o que ocorreu com o blogue de Ricardo. Não me surpreenderei se realmente o grupo Sarney estiver por trás de mais este crime contra a DEMOCRACIA do Maranhão.

Fico extremamente triste pelo amigo e companheiro Ricardo. Por todo o esforço, e dedicação que ele vinha tendo a anos com a página pessoal na internet. Uma luta que certamente não é unicamente contra os Sarney's, mas sobretudo contra as injustiças, e mazelas do nosso estado, contra a vida indigna que muitos dos nossos conterrâneos levam pela exploração que eles vem fazendo a décadas e décadas em nome de seus caprichos, e interesses particulares.

Quanto mais vejo estas injustiças, como a remoção do blogue: http://ricardosantoscontraponto.blogspot.com, mais me mantenho crédula que só a manutenção das manifestações contra este grupo, e contra qualquer injustiça, poderão verdadeiramente libertar o Maranhão. Pois, como diz um velho companheiro: ''Só a LUTA muda a vida''.

Por isso, vamos engrossar o caldo, e fazer esforços sobrenaturais, não é hora pra ser maleavel, vamos jogar com as armas deles. Esta luta não é só contra esta corja, não é só em defesa do governador, pode ser também, mas não somente, esta luta é sobretudo por nós, em nome dos nossos direitos, direitos estes fundamentais.

É em nome da DEMOCRACIA do Maranhão, quiçá do Brasil, em nome do que acreditamos ser melhor para todos, pois a vez deve ser sempre do POVO!

Ricardo, força amigo, não desanime, essa é hora de mostrar a sua irreverência, e continuar denunciando os abusos dessa organização criminosa.

"As tantas rosas que os poderosos matem, nunca conseguirão deter a primavera."
[Ernesto Che Guevara ].

Saudações,
Anne Catarine.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Oportunismo ? IMAGINA !

12:42 |

Ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio deixa o PDT

O ex-prefeito de São Luis, Tadeu Palácio, pediu ontem (segunda-feira) sua desfiliação do PDT (Partido Democrático Trabalhista). De acordo com analistas políticos, o destino mais certo de Palácio deve ser o PCdoB de Flávio Dino - sigla onde no último dia 6 de março filiou-se sua ex-mulher, Tati Palácio - ou então o PSL do antigo aliado Isaias Pereirinha, presidente da câmara.

Segundo fonte pedetista, Tadeu Palácio já declara abertamente no meio político sua migração da base de apoio da chamada Frente de Libertação, que elegeu o governador Jackson Lago em 2006, para o grupo do senador amapaense José Sarney (PMDB).

Mais detalhes acesse: http://www.jornalpequeno.com.br/blog/JohnCutrim/

12:09 |



O grande Wagner Baldez (foto ao lado, no ato Golpe Nunca Mais, 31/3, na praça Deodoro) já viu muitas lutas neste Maranhão.

Conheceu a greve de 51; foi crítico das Oposições Coligadas em 1965 quando optaram por apoiar Sarney como candidato a governador (ali começou a oligarquia, ele sempre diz...); viu a greve estudantil de 79 pela meia-passagem; foi aluno aplicado e, de pois, seguidor de Maria Aragão nas lutas democráticas contra a Ditadura; lutou pelas Diretas Já (e frustrado também ficou com a chegada de Sarney no lugar de Tancredo ao Planalto); foi às ruas pelo Fora Collor; esteve ao lado de todas as coligações anti-oligarquia nas eleições estaduais, até que comemou a vitória de Jackson Lago em 2006 sobre Roseana.

É dele o maior fervor e ânimo do movimento Balaiada. Duro e crítico quando necessário. Sempre disposto a entregar os jornais Balaiada onde preciso for. Coerente em sua posição política, vê longe que o maior desastre é ter o voto popular enterrado e o retorno de Roseana Sarney pelo golpe judiciário.

Seus discursos têm a marca de sua geração: eloquência, entonação e o gestual das mãos. Assim, em forma e conteúdo, busca convencer o interlocutor adiante (e não como hoje onde o marketing constrói e a Tv tudo edita).

Do Ecos da Luta :http://www.ecosdaslutas.blogspot.com/


"Roseana: falsa e improvisada guerreira"
Por Wagner Baldez

De que maneira se pode admitir
Alguém ser chamada de “guerreira”
Se na realidade procurou se omitir
Das lutas, supondo comprometer sua carreira?

Esse disparate gestado de mau gosto,
Não passa de triste devaneio ou curioso engodo,
Urdido, reiteradamente, pela sua sórdida imprensa,
O que na verdade implica uma lenda.

Portanto, pretender-se arrogar de ‘guerreira”
É cômico, é cabotinismo de consumada estreiteza
Já que vivendo como mimada princesa
Só obteve facilidade, próprio da classe burguesa.

Qual o campo de luta para ela ideal?
O que sabemos é que, na defesa de seu patrimônio
Ela será capaz de enfrentar até o demônio!
Haja vista o caso da LUNUS, em que tripudiou sobre
O flagrante da Polícia Federal!

Guerreira, pelos méritos reconhecidos, foi Maria Aragão,
E pobres mães com uma dezena de filhos
Vivendo apenas com um mísero salário mínimo!
Diferente, pois, de Dona Roseana, cujo melhor título é mesmo Rosengana.