sábado, 28 de março de 2009

UM PONCHE A DEMOCRACIA NO MARANHÃO

11:52 |


Ontem (27), o Movimento Xô Rosengana, promoveu o Ponche Democrático!

O ato em defesa da Democracia do Maranhão, e contra o grupo Sarney, contou com a presença da juventude ludovicense, do movimento Vale Protestar, universitários da UFMA, UEMA, UVA, professores, jornalistas, intelectuais, representantes do PCB, PT, PDT, PSB, integrantes do Movimento de Laboratório de Mídias Livres, até os turistas que passaram em visita ao Palácio, se integraram ao Ato, e se manifestaram em favor do mesmo!

O SOM DA LIBERDADE

Ao som de César Teixeira, e dos cantores: Fabian e Rejane, integrantes do movimento Xô Rosengana, a juventude mostrou toda sua irreverência, reforçando as energias e as esperanças de todos aqueles que  lutam diariamente contra os parasitas oligarcas, da familia  Sarney e acreditam na libertação total do povo maranhense.

A MARCHA ESTÁ CHEGANDO !

11:47 |


Ontem (27), os companheiros atravessaram o Estreito dos Mosquitos, e chegaram a ESTIVA !

Com destino ao centro da cidade de São Luis, os balaios de diversos municipios do estado se encontrarão com os balaios da grande ilha rebelde, em um grande ato na Praça Deodoro no dia 31 de março, por volta das 17 horas.

PARTICIPAÇÕES 
Participarão do ato, João Pedro Stédile, Pastor Arivaldo (Visão Mundial) e João Capiberibe, esse grande momento marca ainda os 45 anos do golpe militar no País, do qual a oligarquia Sarney foi uma das principais beneficiadas. 

Beth Carvalho, sambista e militante do PDT do Rio, será uma participante especial no ato-show com transmissão para toda a América Latina pela TELESUR, da Venezuela. 

Participara também do ato diversas lideranças estudantis, grupos de jovens da ilha e  jovens de diversos muncipios maranhense. 

Você que é a favor do Maranhão e contra o Sarneysismo não pode estar ausente. Se o que incomodava Martin Luther King não era o grito dos maus, mas o silêncio dos inocentes será este o momento em que os de bem poderão gritar mais alto: RESPEITEM NOSSO VOTO. SARNEY NUNCA MAIS,  ou,  MEU VOTO É MINHA LEI!!  NUNCA MAIS NENHUM SARNEY!


Participe ! Está Luta também é sua !

quarta-feira, 25 de março de 2009

MARCHA DO CAMPO em defesa da DEMOCRÁCIA

11:15 |


Protesto 






Participantes percorrerão mais de 120km para defender o voto.

No local onde Negro Cosme morreu, no século XIX durante a Balaiada, em Itapecuru, começou ontem a Marcha do Povo Maranhense pela Democracia, movimento que terá caminhadas e atos públicos em prostesto contra a atual cnjuntura política que vive o nosso estado.

A Marcha do Povo Maranhense pela Democracia tem a participação de militantes partidários, membros de pastorais da igreja católica, do movimento Via Campesina, do MST, além de membros da Congregação das Irmãs Notre Dame, ligados à irmã Dorathy Stang, assassinada devido a conflitos com fazendeiros. Várias lideranças dos movimentos sociais discursaram e listaram motivos pelos quais a população do Maranhão não deve aceitar a volta da senadora Roseana Sarney. “Só quem não conhece as leis de terra do final da década de 60 é que não compreende porque todos os setores rurais não querem a volta de Roseana (Sarney)”, afirmou Elias Araújo, da coordenação do Movimento dos Sem Terra.

Hoje a Marcha deve deixar Santa Rita em direção a Bacabeira, onde novos atos serão feitos. De acordo com a programação, os “balaios” seguirão por Perizes parando logo depois em Estreito dos Mosquitos, onde haverá um grande ato para depois seguir para a capital. Já em São Luís, dia 31 de março, a Marcha promove um ato em defesa da democracia na Praça Deodoro.

A partir de hoje a Macha do Povo Maranhense pela Democracia recebe o apoio do ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, que é ligado ao MST. Dutra chega hoje ao Maranhão e vem acompanhando o movimento já estrada. Até chegar em São Luís, a Macha do Povo Maranhense pela Democracia deve percorrer mais de 120 km a pé.

Saída da Marcha pela Democracia. Que estava lá?

Maria Lúcia Telles e muitas outras: mulheres, presentes!

Dada e muitas outras: quebradeiras de coco, presentes!

Ribamar da Fetaema: trabalhadores rurais, presentes!

Helen Jaqueline da Aconeruq e quilombo Santa Rosa dos Pretos: quilombolas, presentes!

Fred, Ricardo, Márcio e Rejane do Vale Protestar e Xô Rosengana: juventude presente!

Zayra, Jonas, Noé, Elias do MST: sem-terras, presentes!

Carlito, Creuzamar, Martins: movimento de moradia, presente!

Eurico, Joiseane, Maria, Vicente: defensores dos direitos humanos, presentes!

Irmãs Notre Dame, padre e outros: religiosos, presentes!

Cândido, Luiz Pedro, Eduardo e outros: PDT, presente!

Vereador JR, Bira, Marcio, Franklin, Hildonjackson e outros: PT (sem bigode), presente!

Felipe, juventude socialista brasileira e outros: PSB, presente!

Emílio Azevedo e Altermar: PCB, presente!

Povo Maranhense, centenas, e o grande Wagner Baldez: presentes!!!


(com informações de Carla Lima)