quarta-feira, 25 de março de 2009

MARCHA DO CAMPO em defesa da DEMOCRÁCIA

11:15 |


Protesto 






Participantes percorrerão mais de 120km para defender o voto.

No local onde Negro Cosme morreu, no século XIX durante a Balaiada, em Itapecuru, começou ontem a Marcha do Povo Maranhense pela Democracia, movimento que terá caminhadas e atos públicos em prostesto contra a atual cnjuntura política que vive o nosso estado.

A Marcha do Povo Maranhense pela Democracia tem a participação de militantes partidários, membros de pastorais da igreja católica, do movimento Via Campesina, do MST, além de membros da Congregação das Irmãs Notre Dame, ligados à irmã Dorathy Stang, assassinada devido a conflitos com fazendeiros. Várias lideranças dos movimentos sociais discursaram e listaram motivos pelos quais a população do Maranhão não deve aceitar a volta da senadora Roseana Sarney. “Só quem não conhece as leis de terra do final da década de 60 é que não compreende porque todos os setores rurais não querem a volta de Roseana (Sarney)”, afirmou Elias Araújo, da coordenação do Movimento dos Sem Terra.

Hoje a Marcha deve deixar Santa Rita em direção a Bacabeira, onde novos atos serão feitos. De acordo com a programação, os “balaios” seguirão por Perizes parando logo depois em Estreito dos Mosquitos, onde haverá um grande ato para depois seguir para a capital. Já em São Luís, dia 31 de março, a Marcha promove um ato em defesa da democracia na Praça Deodoro.

A partir de hoje a Macha do Povo Maranhense pela Democracia recebe o apoio do ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, que é ligado ao MST. Dutra chega hoje ao Maranhão e vem acompanhando o movimento já estrada. Até chegar em São Luís, a Macha do Povo Maranhense pela Democracia deve percorrer mais de 120 km a pé.

Saída da Marcha pela Democracia. Que estava lá?

Maria Lúcia Telles e muitas outras: mulheres, presentes!

Dada e muitas outras: quebradeiras de coco, presentes!

Ribamar da Fetaema: trabalhadores rurais, presentes!

Helen Jaqueline da Aconeruq e quilombo Santa Rosa dos Pretos: quilombolas, presentes!

Fred, Ricardo, Márcio e Rejane do Vale Protestar e Xô Rosengana: juventude presente!

Zayra, Jonas, Noé, Elias do MST: sem-terras, presentes!

Carlito, Creuzamar, Martins: movimento de moradia, presente!

Eurico, Joiseane, Maria, Vicente: defensores dos direitos humanos, presentes!

Irmãs Notre Dame, padre e outros: religiosos, presentes!

Cândido, Luiz Pedro, Eduardo e outros: PDT, presente!

Vereador JR, Bira, Marcio, Franklin, Hildonjackson e outros: PT (sem bigode), presente!

Felipe, juventude socialista brasileira e outros: PSB, presente!

Emílio Azevedo e Altermar: PCB, presente!

Povo Maranhense, centenas, e o grande Wagner Baldez: presentes!!!


(com informações de Carla Lima)

1 comentários:

Anônimo disse...

PORRA QUERO QUE VOCÊS DE SÃO LUÍS COLOQUEM UM BOMBA QUE MATE A ROSENGANA QUE QUER MANDAR DE QUALQUER JEITO.VAMOS TODOS LIXAR A ROSENGANA LADRONA.EU SOU MARANHENSE E NÃO APOIO A POSSE DE FAIXADA DA ROSENGANA